CENÁRIO ATUAL:
Atualmente, um número cada vez maior de coaches são certificados e colocados no mercado e, a principio, isso é bom. Porém, é necessário observar a qualidade desses coaches: existem coaches e Coaches, com “C maiúsculo”!
Recentemente, nosso Fundador (Carlos Alecrim) publicou um artigo sobre as Escolas Certificadoras no Brasil e no mundo e, no artigo, ele divide esse mercado em Escolas Instrumentais e Escolas Reflexivas (você pode ler esse artigo em nosso Blog).
Mas, o que diferencia uma escola da outra?
As escolas instrumentais, como o próprio nome indica, apoiam a formação dos coaches, nas práticas realizadas no curso e nas sessões de Coaching para a aprendizagem, na aplicação das ferramentas de Coaching, isto é, os participantes são instruídos em como realizar o preenchimento dos formulários e instrumentos de Coaching.
Os coaches que estão no paradigma instrumental “calibram” o seu desempenho e experiência pela quantidade de instrumentos que possuem e por sua destreza no uso desses instrumentos e a maioria deles são coaches na hora que estão na sessão de coaching, na frente do seu coachee.
As escolas reflexivas, apoiam a formação dos Coaches, as práticas realizadas no curso e as sessões de Coaching para desenvolvimento e aprendizagem, na ampliação da consciência, da capacidade de realizar escolhas conscientes e na valorização do autoconhecimento do Coach sobre ele mesmo e sobre as inúmeras alternativas no comportamento humano.
Obviamente, todos os processos de Coaching possuem instrumentos ou ferramentas específicas que auxiliam os Coaches em suas sessões de Coaching, a questão é o que funciona como locomotiva e como vagão!
Nas formações instrumentais, as ferramentas dirigem, norteiam e induzem as reflexões que o Coach deverá fazer na sessão. Já nas atuações reflexivas, a partir de reflexões realizadas ao longo da sessão, o Coach pode lançar mão de ferramentas, esquemas ou matrizes que auxiliem o Coachee durante a sessão, mas são as reflexões realizadas que apoiam o Coachee em suas decisões de mudança e transformação, não os formulários ou ferramentas.
As escolas instrumentais, por suas próprias características, conseguem formar um número maior de Coaches, visto que o uso dos instrumentos permite que a formação dos Coaches seja mais padronizada e ágil.
O profissional sério percebe-se como um ser em constante formação e evolução, portanto, deverá sempre que possível e adequado, realizar cursos e formações que estimulem sua elaboração reflexiva e o seu crescimento como ser humano, pois quanto mais elaborado como ser humano melhor Coach ele poderá ser!
A maturidade do Coach é indicada por quanto ele, Coach, liberta-se dos instrumentos, apropria-se das reflexões e adquire fluidez em suas sessões e no apoio aos seus Coachees!
OBJETIVO DO CURSO:
Oferecer uma Formação consistente ou o aprimoramento profissional.
BENEFÍCIOS DO CURSO:
– Ampliação do autoconhecimento;
– O despertar da autoconsciência;
– Aprofundar a capacidade reflexiva;
– Amplo domínio sobre técnicas, modelos e ferramentas de Coaching e Mentoring.
PÚBLICO-ALVO:
– Interessados em entrar no mercado de Mentoring e Coaching para Empreendedores, atuando profissionalmente e pessoas em busca de oportunidade e desenvolvimento pessoal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (4 MÓDULOS):
Módulo I
Estrutura da Formação
1. Escolas Instrumentais x Escolas Reflexivas, no mercado de Coaching
2. Definições de Coaching e Mentoring
3. As competências profissionais e o perfil do profissional
4. Código de Ética e Conduta
5. Dinâmicas e práticas
Módulo II
Áreas de Atuação em Processos de Coaching e Mentoring
1. Áreas de atuação
2. Os processos
3. Follow up e To Do
4. A importância do Feedback
5. Dinâmicas e práticas
Módulo III
Ferramentas de Reflexão e Mentoria
1. Consciência e Escolha
2. Diálogo Interior
3. Modelo CECARM
4. Modelo FEH
5. Modelo GROW
6. Modelo IDEAL
7. Dinâmicas e práticas
Módulo IV
Ferramentas de Coaching
1. Roda da Vida e outras Rodas
2. SWOT Pessoal, Especificação de Objetivos, Resultados Esperados
3. Ganhos & Perdas, Ensaio Mental, Âncoras e outras Ferramentas importantes
4. Dinâmicas, práticas e Peer Coaching
Carga Horária Total: 60 horas
Investimento:
Até o dia 30/10:
R$ 3.200,00 à vista ou parcelado no PagSeguro.
Até o dia 06/11:
R$ 3.500,00 à vista ou parcelado no PagSeguro.
Após o dia 06/11:
R$ 3.800,00 à vista ou parcelado no PagSeguro.