Em artigo recentemente publicado na Harvard Business Review, é descrito que novas descobertas no campo da neurociência, psicologia positiva e economia tornam absolutamente claro o elo entre uma força de trabalho feliz e contente com resultados melhores para a atividade empresarial.
Funcionários com baixa pontuação em “satisfação com a vida”, um critério rigorosamente testado e amplamente aceito, faltam ao trabalho, em média, 1,25 dia a mais por mês, revelou um estudo feito em 2008 pela Gallup Healthways. Isso representa uma queda na produtividade de 15 dias por ano. Além disso, pesquisadores da Gallup descobriram que estabelecimentos de varejo onde o pessoal exibia a pontuação mais alta em satisfação com a vida tiveram US$ 21 a mais em lucro por “pé quadrado” de espaço do que outros estabelecimentos, somando US$ 32 milhões em lucro adicional para a cadeia inteira.
Somando-se a isso, numa meta-análise de 225 estudos acadêmicos, Sonja Lyubomirsky, Laura King e Ed Diener descobriram que o trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, suas vendas são 37% mais elevadas, e sua criatividade é três vezes maior.
Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard e autor do livro “O que nos Faz Felizes” (2006), revela que, para se alcançar a felicidade, é preciso fazer coisas óbvias e pequenas, que não tomam muito tempo, e reiteradamente. Ele cita como exemplo meditar, mexer o corpo, dormir o suficiente e praticar o altruísmo.
A SBWCOACHING POSSUI “WELLNESS PROGRAMAS” PARA EMPRESAS
A adoção destas e outras práticas de Bem-estar pelos funcionários de sua empresa é o principal objetivo dos programas de Wellness Coaching.
WELLNESS COACHING EDUCATION
Palestra de orientação e sensibilização para projetos em Wellness Coaching.
O LÍDER WELLNESS COACH
Como líder, você pode modificar o paradigma que diz “é preciso tirar o trabalhador do conforto, deixar a pessoa mais ansiosa ou sob pressão”.
Fato 1: gente ansiosa ou receosa não é mais produtiva ou criativa e,
Fato 2: quem é acomodado rapidamente voltará ao estado inicial de acomodação.
Público-Alvo: líderes da empresa
Formatos: Palestra, Seminário, Curso, Projeto
O FATOR FELICIDADE
Em várias empresas europeias e americanas existem estudos e projetos para a expansão de indicadores de desempenho, como nos artigos de Christopher Meyer e Julia Kirby. É isso que estamos propondo, qualificar profissionais e realizar projetos que possam apoiar a empresa a “enxergar” perfeitamente a sua realidade, por uma nova ótica, utilizando novos índices e indicadores de desempenho.
Público-Alvo: áreas especificas da empresa (líder+equipe)
Formatos: Palestra, Seminário, Workshop, Projeto
A MATEMÁTICA DO BEM-ESTAR
Existe uma máxima em management que diz “o que é medido, é administrado!”. A ciência do Bem-estar e da felicidade vem avançando muito e algumas empresas e nações começam a tirar proveito disso! Funcionários com baixa pontuação em “satisfação com a vida”, um critério rigorosamente testado e amplamente aceito, faltam ao trabalho, em média, 1,25 dia a mais por mês (Gallup Healthways, 2008). Vale lembrar que além do “absenteísmo”, hoje as empresas medem o “presenteísmo”!
Público-Alvo: todos os funcionários da empresa
Formatos: Palestra, Seminário, Projeto