03 ago 13 Dicas para uma vida menos estressante
Como visto nessa postagem aqui, o estresse crônico pode ter efeitos nocivos para a nossa saúde. Sabemos também que dificilmente teremos uma vida livre de estresse (que dependendo da dose e da situação, são até necessários), mas viver ou não refém desse estresse é uma escolha sua. A maneira como administramos nossa vida tem efeito direto no nosso bem-estar e qualidade de vida, e sempre há espaço para melhorar. Por isso, aqui vão algumas dicas simples para inspirar você a viver uma vida menos estressante.
1- Uma coisa de cada vez: A forma mais simples e eficaz de começar a reduzir seus níveis de estresse. Tente concentrar-se 100% em cada coisa que você faz, ou seja, elimine qualquer distração. Faça uma lista de suas tarefas e execute-as pela ordem de importância. Não é uma tarefa impossível, você só precisa praticar.
2- Simplifique sua agenda: Uma agenda caótica, por si só, é um motivo de estresse. Procure simplifica-la ao reduzir o número de compromissos que tem, mantendo apenas os essenciais. Aos que não forem, aprenda a dizer não.
3- Mexa-se: Um jogo de futebol entre amigos, uma corrida, uma sessão de ioga ou uma simples caminhada, pode ajuda-lo a reduzir o estresse no seu dia-a-dia.
4- Inclua um novo hábito saudável este mês: Alem de se manter ativo, encontrar um novo hábito saudável ajuda a melhorar o seu estado de saúde em geral. Parar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, trocar os refrigerantes por água, substituir as bolachas por uma fruta na hora do lanche, comer mais legumes e verduras, beber mais água, melhorar a qualidade do seu sono… Não tente mudar tudo de uma vez. Escolha umas dessas opções e COMECE a por em prática!
5- Simplifique as suas finanças: Os assuntos financeiros podem ser uma fonte inesgotável de estresse, suficiente para esgotar todas as suas energias e trazer dores de cabeça. Se este é o seu caso, procure alternativas de garantir sua estabilidade financeira e mentalize que você não precisa gastar muito dinheiro para ser feliz.
6- Relaxe: O que você mais gosta de fazer para relaxar? Pode ser uma atividade ou exercício físico, como falamos acima, brincar com as crianças, tirar um cochilo após o almoço, dar um mergulho no mar, ler um bom livro, meditar ou simplesmente parar 5 minutos e concentrar-se na sua respiração. Cada um tem uma maneira, encontre a sua.
7- Reconheça seus limites: Quando você tiver algum problema que não pode ser resolvido naquele momento, não lute contra ele. Aceite-o até chegar o momento certo de resolvê-lo.
8- Aceite errar: Tente ser cooperativo e não confrontar a todo instante. Assim você e as pessoas de seu convívio se sentirão melhor. Não tente estar certo sempre.
9- Compartilhe seu estresse: Conversar com um amigo sobre os seus problemas pode ajudar a aliviar suas tensões e a pensar melhor sobre o assunto. Dependendo da sua carga de estresse, a ajuda de um profissional (psicólogo, psiquiatra, assistente social ou um wellness coach) pode ajudá-lo a lidar melhor com ele e evitar problemas mais graves no futuro.
10- Evite a automedicação: O medicamento poderá aliviar a sua tensão temporariamente, mas não removerá a sua causa. Alguns medicamentos podem criar hábito e produzir mais do que aliviar o estresse. Portanto, use-os apenas com orientação médica.
11- Assuma a responsabilidade pela sua vida: A vida que você leva hoje é…resultado das escolhas que você fez. Assumindo a responsabilidade pela sua vida você percebe que pode fazer outras escolhas.
12- Recompense você mesmo: Escolha, antes de começar, qual será a sua recompensa quando você chegar lá, especialmente quando conseguir ultrapassar um obstáculo. Prêmios nos encorajam, mantêm nossa perseverança e nos focam no sucesso.
13- Acima de tudo, AME: “Amar ao próximo como a ti mesmo”. Esse é o primeiro dos dez mandamentos de Deus. Exercitar o amor nos torna mais tolerantes e mais felizes. Exercite o amor pelas pessoas, pelo seu trabalho, por você, pela vida!
E não se esqueça, bem-estar é uma questão de FEH – Foco, Equilíbrio e Harmonia! Se identificou com a nossa matéria? Deixe seu comentário aqui!
Perla D’Ornellas
Perla D’Ornellas é Educadora Física e certificada internacionalmente em Wellness & Health Coaching
Fontes:
10 formas simples de viver uma vida menos stressante