09 ago 11 Dicas para estimular a prática de exercícios
Praticar exercícios é sabidamente um importante hábito para melhorar a qualidade de vida e saúde em geral. Um estudo recentemente publicado no The Lancet mostrou que o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto fumar, representando a causa de 9% de todas as mortes anuais no planeta. Mesmo assim, muitas pessoas encontram dificuldade em manter uma rotina de exercícios. Aqui vão algumas dicas para ajudar a adquirir esse hábito:
1. Pare de inventar desculpas: Todos nós temos desculpas para fugir do treino, seja a correria do dia-a-dia, compromissos familiares, trabalho ou até mesmo a preguiça. Pare de se concentrar no problema e foque na solução. É tudo uma questão de programação mental!
2. Aprenda a gerenciar seu tempo: não vai conseguir cumprir com toda a rotina de exercícios de uma só vez? Sem problemas, divida em dois momentos ao longo do dia. Assim você consegue se exercitar e não vai precisar sacrificar suas outras atribuições.
3. Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder: está realmente tendo um dia daqueles? Encontre um tempinho para se exercitar, nem que seja por 20 minutos. De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, 20 minutos já são suficientes para promover benefícios para a saúde. Alguma coisa sempre é melhor do que nada!
4. Assuma esse compromisso com você mesmo: exercício físico não é um luxo, e sim uma necessidade. Cada vez que você falta uma sessão de treino, há o risco de que você acabe perdendo o ritmo. Encare a sua sessão de treino como qualquer outro compromisso, dessa forma irá se tornar um hábito tão automático quanto escovar os dentes.
5. Minimize os obstáculos: não coloque ainda mais barreiras para a prática de exercícios. Encontre um local próximo de casa ou do trabalho, em um horário que seja conveniente e principalmente encontre uma atividade de que você goste.
6. Tenha sempre em mente a sua visão de Bem-estar. Estabeleça um objetivo a ser alcançado e imagine o que irá mudar na sua vida quando você alcançá-lo. Nos momentos de dificuldade, recorra a esse potente motivador!
7. Faça uma playlist animada: Fazer exercícios no mesmo ritmo da música pode aumentar em até 15% o rendimento e diminuir em 10% a percepção do esforço, de acordo com um estudo da Universidade de Brunel.
8. Estabeleça pequenos passos: comece com pequenos objetivos, nem que seja apenas comprar o tênis para começar. Cada vez que você conseguir cumprir uma meta, estabeleça outra mais desafiadora e não desanime quando não conseguir cumprir alguma meta – concentre-se em buscar a solução. Dessa forma, você irá se sentir constantemente motivado, e não derrotado e irá evitar lesões.
9. Monitore a sua rotina de Bem-estar: monitore seus exercícios, sua alimentação, seu peso e até seu sono. Ao manter um diário, nos sentimos mais motivados a fazer melhor, evitamos os desvios, podemos ajustar o que não estiver funcionando e podemos perceber o progresso antes mesmo de se tornar evidente.
10. Utilize os acessórios certos: além de fazer bonito na academia, os acessórios esportivos são importantes aliados para garantir a melhor performance, conforto e segurança.
11. Encontre uma boa companhia: exercitar-se com seu parceiro ou com um amigo é uma excelente maneira de garantir melhores resultados, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Medicina da Pensilvânia. Mas procure um companheiro que o ajude a manter-se motivado!
E você, tem mais alguma outra dica que queira compartilhar? Deixe um comentário contando a sua experiência e lembre-se: Bem-estar é uma questão de FEH – Foco, Equilíbrio e Harmonia!
Nathalie Gonzalez
Nathalie Gonzalez é Educadora Física e certificada internacionalmente em Wellness & Health Coaching