16 ago Coaching ajuda mulheres a encontrar equilíbrio na vida
Com o acúmulo de funções que as mulheres enfrentam hoje em dia, cabe passar algumas orientações para que elas consigam atingir seus objetivos por meio do coaching, que nada mais é do que um conjunto de processos e ferramentas que levam a pessoa a reflexões e decisões de mudanças positivas. Como está a sua vida agora? Aonde você quer chegar? O que precisa ser feito? Esses e outros questionamentos devem ser levados a sério para se alcançar o que deseja.
É comum que a mulher tenha dúvidas do tipo: “Tenho um filho agora ou aceito o convite para trabalhar em um projeto especial fora do país, com dedicação total”? “Meu marido está bem estabelecido aqui e surgiu uma oportunidade de trabalho irrecusável para minha carreira em outro estado. O que faço?”.
Perguntado sobre como as mulheres podem fazer esse tipo de escolha, presidente da SBWCoaching (Sociedade Brasileira de Wellness Coaching), o coach Carlos Alecrim responde: “Antes de decidir, faça um mapeamento de perfil com um especialista. Assim, você terá mecanismos para optar de acordo com a convicção de quem é você, de onde pretende chegar e quando. Será preciso avaliar cada ponto criteriosamente”.
E ressalta: “Perceba que o pleno desenvolvimento de sua carreira lhe trará realização profissional e outras realizações pessoais”.
Lidar com o tempo
Gerenciar a casa perfeitamente, dar total atenção aos filhos e ao marido, estar bem fisicamente, cultivar amigos e ter destaque na carreira, simultaneamente, faz parte do sonho da maioria das mulheres. Do sonho. Já na vida real, não dá para ser perfeita em tudo.
Por isso, é tão importante o equilíbrio. Para dar conta do que é possível, Carlos Alecrim – especialista em transformar carreiras e resultados – recomenda que o tempo seja muito bem administrado: “Entre as prioridades, vale iniciar o dia com as atividades mais complexas para aproveitar o momento em que o cérebro está descansado.
Os resultados, sem dúvidas, serão melhores, além de evitar o chamado ‘retrabalho’ por possíveis execuções malfeitas”. Ele salienta também a importância de não acumular tarefas e sempre buscar a simplicidade em tudo.
Por onde começar?
Para resultados diferentes, as execuções precisam ser diferentes. Como o tempo é muito curto, a questão chave é se reorganizar de forma objetiva. Na SBWCoaching, uma das ferramentas usadas é o Método GUT, que proporciona melhor percepção da gravidade, urgência e tendência.
O primeiro passo é listar todas as atividades que devem ser cumpridas naquele período. Ao lado de cada uma delas colocar a pontuação equivalente: Gravidade: 1 = pouco ou nada grave, 2 = grave, 3 = extremamente grave. Urgência: 1 = pouco ou nada urgente, 2 = urgente, 3 = extremamente urgente. Tendência: 1 = a tendência é que se solucione ao longo do tempo, 2 = a tendência é ficar do jeito que está, 3 = a tendência é piorar ao longo do tempo. Por fim, somar e começar por aquelas que tiverem a maior pontuação.
Alecrim indica que, para tudo fluir, se tenha cuidado com a ansiedade. “Ela pode detonar qualquer ‘boa vontade’. Portanto, avalie quais as atividades físicas e mentais que você pode praticar para manter o foco e a concentração. Isso é imprescindível. Pode ser a prática de ioga, de meditação, de caminhada, de musculação ou de outra que ajude a lidar com o estresse”, finaliza.
Como escolher o coach?
As técnicas de coaching devem ser feitas de forma extremamente pragmática e objetiva para que o coachee (quem recebe o coaching) realize a primeira meta dentro dos três meses iniciais. Por isso, é recomendado que seja avaliada a formação do profissional escolhido, bem como a experiência dele na área.
Carlos Alecrim
Presidente da SBWCoaching®
Carlos Alecrim, M.Sc. é Master of Science em Gestão Empresarial e Master Coach, com certificação internacional em Wellness & Health Coaching. Coach profissional certificado, autor de diversos artigos usados por muitos coaches, coachees e executivos. É Membro da ICF (International Coaching Federation), Corporate Member do IIC (International Institute of Coaching), Member International Advisory Council – IIMP, Membro da SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching) e CEO do ICCoaching – International Corporate Coaching.