Como dormir tranquilo depois de um dia cheio

27 set Como dormir tranquilo depois de um dia cheio

Como dormir tranquilo depois de um dia cheio

O sono possui um papel fundamental em nosso Bem-estar, nossa produtividade, nossos relacionamentos e consequentemente em quanto somos capazes de realizar nossos sonhos. É muito comum, após um dia cheio de problemas, dificuldades, desencontros e outras situações profissionais, chegarmos em casa com uma ansiedade e agitação excessiva antes de ir para a cama. Se você passa ou já passou por isso e teve sua noite de sono prejudicada, esse artigo é para você!

Nosso objetivo aqui é dar apoio para que você consiga ter um sono tranquilo, mesmo com toda essa agitação do dia-a-dia. Mas, é importante entender que para isso você precisa “finalizar” o dia de hoje!

Não “finalizar” o seu dia atual, é como exigir que o seu cérebro fique ligado para lembrar tudo no dia seguinte. Não estamos falando das coisas que ficaram pendentes hoje, aqui o nosso objetivo é fazer com que você aceite os resultados e os acontecimentos do dia para que possa transformar tudo em aprendizado e mudanças futuras.

Para isso, você deve organizar as tarefas num papel, de modo que considere suas prioridades e também as pessoas que podem ajudar na execução. Por mais que isso pareça simples, é mais um peso que tiramos do nosso cérebro para que ele possa em fim descansar… Tire todas as preocupações do seu cérebro e coloque no papel!

Acha que isso não é importante?! Então faça agora o seguinte exercício:

  • levante seu braço direito e fique alguns minutos com ele ereto, apontando para a frente…

É uma tarefa simples, não é?!  Mas, embora simples, não vai demorar para você sentir o peso do seu braço e um cansaço incontrolável! É assim que você quer fazer seu cérebro se sentir a noite toda?

Então, antes de dormir, já deitado na cama, comece a respirar profundamente… pausadamente… inspire e espire!

Repita essa respiração, pausada e profundamente… algumas vezes… de olhos fechados, sentado ou deitado.

Repita 08 (oito) vezes esses movimentos respiratórios, inspirando… espirando… Agora nesse estado relaxado e concentrado, procure perguntar mentalmente e responder mentalmente as seguintes reflexões:

  1. O que fiz para que meu dia fosse prazeroso e produtivo?
  2. O que eu aprendi com o dia de hoje?
  3. Mantive o controle das minhas emoções?
  4. Como posso ver, de outra forma, algumas coisas que me chatearam?
  5. O que posso fazer para que essas coisas/pessoas não me chateiem mais?
  6. Como posso me tornar uma pessoa melhor, a partir do que fiz hoje?

Enquanto você pergunta e responde, permaneça inspirando e espirando… profunda e pausadamente!…

Para finalizar, entenda que a agitação antes de dormir pode surgir de algumas emoções: ansiedade e medo, ou então, arrependimento e raiva.

Saiba que, ansiedade e medo são emoções de futuro, ou seja, deixa o seu cérebro conectado com coisas que ainda não aconteceram e, talvez, nem aconteçam!

Arrependimento e raiva são emoções de passado, ou seja, estão ligadas a coisas que já aconteceram e que por mais que você lembre ou visite não poderá modifica-las, mas poderá aprender e mudar. Aproveite as experiências passadas para aprender com elas e mudar! Para isso, a solução é tirar os aprendizados e prosseguir com tarefas claras e objetivas para o seu próprio desenvolvimento.

Além disso, procure libertar-se das emoções negativas em relação a acontecimentos passados! Perdoe-se ou perdoe os outros, mas livre-se dessas emoções negativas que fazem muito mal a você!

Lembre-se: perdoar é desistir de tentar fazer um passado diferente… Tenha uma boa noite de sono!

 

Carlos Alecrim

Presidente da SBWC

Veja Também

  • Meditação Benefícios físicos e mentaisMeditação: Benefícios físicos e mentais A meditação é uma poderosa ferramenta interna, que temos ao nosso dispor, para conseguirmos transformações maravilhosas em nossa vida. Através da prática diária da meditação, […]
  • O uso de diários na batalha contra a balançaO uso de diários na batalha contra a balança Você sabia que o simples fato de anotar o que você consome ao longo do dia e se pesar com frequência pode ajudar na batalha contra a balança?  e manter essa perda de peso é um […]
  • A importância de uma boa autoestimaA importância de uma boa autoestima Ter uma boa autoestima é fundamental para a nossa harmonia interior.  A pessoa de baixa autoestima não é livre, está sempre acorrentada à insatisfação com ela mesma e aos limites que […]

Comentários