Ao contrário do que muitos acreditam, o Bem-estar não significa a ausência de doença. A partir do Continuum de Bem-Estar proposto por John Travis, podemos observar que o Bem-estar é um processo, e não um estado estático; o que existe são graus de doença e de Bem-estar.
A adoção de comportamentos que desloquem o indivíduo do ponto neutro em direção à esquerda levam a um agravamento progressivo do seu estado de saúde, enquanto a adoção de comportamentos que desloquem esse indivíduo do ponto neutro em direção à direita levam a um aumento progressivo dos níveis de Bem-estar e saúde. O Paradigma do Tratamento pode apenas fazer com que o indivíduo retorne ao ponto neutro (ausência de sinais, sintomas e doença), enquanto o Paradigma do Wellness pode fazer com que o indivíduo alcance níveis elevados de Bem-estar a partir de qualquer ponto do continuum. Entretanto, o Paradigma Wellness não visa substituir o Paradigma do Tratamento, e sim trabalhar de maneira harmônica.
O Wellness Coaching e o Health Coaching
O Wellness Coaching é justamente o processo que acelera a realização de mudanças de comportamento duradouras a fim de se alcançar níveis elevados de Bem-estar e saúde, através de metas individuais de estilo de vida. Combina conhecimentos de Life Coaching, de ciências comportamentais e da área de promoção da saúde e Bem-estar, focando nos potenciais de cada indivíduo e diminuindo as possibilidades de recaída.
De maneira mais específica, podemos dizer que o Wellness Coaching atua na prevenção, ou seja, deslocando o indivíduo em direção a níveis elevados de Bem-estar, enquanto o Health Coaching atua apoiando o tratamento, ou seja, deslocando o indivíduo que possui sinais, sintomas e doença em direção ao ponto neutro e buscando níveis mais elevados de Bem-estar.
Fonte: Wellness Coaching for Lasting Lifestyle Change